Pronto Socorro Veterinário | Vômito e diarreia com sangue? Cuidado, eu cão pode estar com parvovirose
post-template-default,single,single-post,postid-16245,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,qode-title-hidden,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Vômito e diarreia com sangue? Cuidado, eu cão pode estar com parvovirose

Uma doença muito perigosa, que tem como prevenir, mas ainda tem um índice muito alto. Estamos falando da parvovirose canina. O problema é causado por um vírus e na maioria dos casos é fatal,  mas se o tratamento iniciar logo no início da doença, esse percentual diminui muito.

Além disso, a doença pode ser evitada com a vacinação. Infelizmente, é comum os tutores vacinarem os animais quando são filhotes e depois esquecem do reforço anual. Essa foi o caso da shih-tzu, Jady, que chegou ao Pronto Socorro Veterinário (PSV) muito mal. “Ela chegou com diarreia com sangue, vômito e prostrada. Vimos que as vacinas estavam atrasadas e logo fizemos o teste parvo e deu positivo. Tivemos que interná-la imediatamente”, disse a veterinária do PSV, Drª Silvia Molnar.

Como não existe um medicamento que ataque o vírus diretamente, o primeiro passo após o diagnóstico é isolar o cão para impedir que outros animais sejam contaminados e iniciar o tratamento com fluídos, eletrólitos e vitaminas e utilizar medicamentos para tratar o vômito e a diarreia.

Felizmente, Jady não fez parte das estatísticas. Ela foi atendida logo que apresentou os primeiros sintomas da doença, recebeu o tratamento correto e se recuperou bem. Recebeu alta após 5 dias.

Prevenção

Os tutores precisam ficar atentos ao cartão da vacinação dos animais. A vacina é a melhor forma de combater a parvovirose, que é mais comum em cães com menos de 1 ano, mas pode atingir cães adultos. “Os filhotes devem ser vacinados a partir dos 45 dias de vida. Eles recebem quatro doses iniciais com intervalos de três semanas. Depois dessa sequencia, é essencial que haja um reforço anual”, orienta a veterinária.

Outro ponto importante é a limpeza dos ambientes infectados, ela precisa ser feita com
desinfetantes específicos, os tradicionais não fazem efeito.

Sintomas

Os primeiros sintomas são vômito e diarreia com sangue. Muitos tutores não se preocupam e demoram para procurar ajuda. Dessa forma, a parvovirose é detectada de forma tardia e sua cura se torna mais difícil. “Os tutores precisam ficar atentos a qualquer sintoma anormal em seus animais. Vômito, diarreia e falta de apetite é sempre um sinal de alerta, por isso procure um veterinário o quanto antes”, finalizou a Drª Silvia Molnar.
Se precisar, já sabe! Nós do PSV estamos abertos 24 horas por dia, 7 dias da semana, sempre prontos a cuidar do seu bichinho.