Pronto Socorro Veterinário | Quando optar pela cesariana em cadelas?
Pronto Socorro Veterinário 24 horas
Veterinário, Pronto Socorro, 24 horas, Pet, cão, gato , cachorro, animais silvestres, animais exóticos, clínica, UTI, laboratório
18112
post-template-default,single,single-post,postid-18112,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Quando optar pela cesariana em cadelas?

Quando optar pela cesariana em cadelas?

Normalmente a cesariana em cadelas, ao contrário de nós, humanos, não é um procedimento de rotina, a menos que haja contraindicações da mãe. Em cadelas, a cesariana é um procedimento de emergência, quando a fêmea não desenvolve o trabalho de parto, por causa do tamanho dos filhotes, hipotonia uterina, mal posicionamento ou tamanho dos filhotes.

Mesmo quando a cesariana é uma escolha clínica, antes do início ao trabalho de parto, é feito um acompanhamento ultrassonográfico para saber quando os bebês estão prontos para nascer. “Não existe cesária marcada, por exemplo. A gestação das cadelas varia entre 58 e 62 dias, então, a partir do 1o ultrassom, a gente tem uma previsão de parto. É a partir daí que a gente se orienta. Mas quem decide a hora tem que ser sempre o filhote”, explicou a veterinária do PSV, Dra Silvia Molnar.

Como é feita a cesariana em cadelas

A cesariana em cadelas é um procedimento relativamente simples. O animal é anestesiado com medicamentos mais leves e seguros do que os utilizados em outras cirurgias. Assim é possível garantir a segurança dos filhotes. Após a anestesia é feito um corte na região do púbis ( localizada entre as pernas do animal) até o umbigo. Caso os filhotes sejam muito grandes, esse corte pode ser maior. A medida que os bichinhos vão nascendo recebem toda assistência de limpeza e avaliação da saúde. Assim que mamãe acorda poderá receber alta para começar a cuidar dos filhotinhos.

Não se esqueça! O ideal é que o tutor leve o animal para fazer o pré-natal para evitar qualquer tipo de complicação. Se você tem uma cadelinha prenha, venha até o PSV para uma avaliação. Estamos sempre à disposição, nosso plantão é de 24 horas, todos os dias da semana!

Quer saber mais sobre este assunto?

Então preencha o formulário e receba mais informações