Pronto Socorro Veterinário | Bethoven fica gravemente ferido depois de brigar com o “irmão”
Pronto Socorro Veterinário 24 horas
Veterinário, Pronto Socorro, 24 horas, Pet, cão, gato , cachorro, animais silvestres, animais exóticos, clínica, UTI, laboratório
16240
post-template-default,single,single-post,postid-16240,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,qode-title-hidden,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Bethoven fica gravemente ferido depois de brigar com o “irmão”

Felino precisou ser internado no PSV; confira dicas para evitar brigas entre gatos

 

Uma briga com o “irmão” acabou mal para o gatinho Bethoven, que quase morreu e precisou ser internado no Pronto Socorro Veterinário (PSV). “Do nada ela apareceu ofegante, me olhando fixamente nos olhos e não reagia aos meus estímulos. Percebi logo que ele não estava bem e corri com ele para clínica”, contou o tutor, André Luiz Afif Nehme.

Bethoven foi atendido pela veterinária Ana Paula Buiati, que durante avaliação percebeu a respiração ofegante do animal, febre e desidratação. “Foi preciso interná-lo com urgência para conseguir tratar melhor os sintomas e realizar mais exames. O raio x mostrou que ele estava com líquido no tórax. Provavelmente, ele se feriu na briga e começou a acumular secreção entre as costelas e o pulmão, dificultando muito a respiração”, explicou a veterinária.

O bichano ficou internado durante 4 dias recebeu uma série de cuidados especiais e foi liberado para continuar o tratamento em casa. “Agora ele está bem, voltou a comer, está respirando normalmente e brincando com os outros animais da família. Apesar de castrados, os irmãos continuam brigando. Por isso, eles estão separados até que, aos poucos, eu consiga aproximá-los de forma que não ocorra mais brigas. Tenho 56 gatos em casa e apesar de todo trabalho, vale muito a pena conviver com eles. São animais fantásticos”, finalizou André Luiz

Dicas para evitar brigas entre felinos

Os gatos são animais muito territorialistas, por isso as brigas entre eles são comuns. Preparamos algumas dicas para te ajudar a evitar confusões entre os felinos.

1. Antecipe a briga: os gatos demostram claramente quando estão tensos. Logo que você perceber um se aproximando do outro, chame a atenção e tente colocar a situação em ordem. Uma palavra em um tom alto e firme pode acabar com a discussão.
2. Procure ter um ambiente agradável e tranquilo. Músicas relaxantes e passarelas podem ajudar a mantê-los calmos.
3. Tente descobrir a causa da briga. Pode ser por um brinquedo ou pela cama, se perceber o motivo trate logo de resolver.
4. Se você perceber que os gatos continuam se estranhando o ideal é mantê-los em ambientes separados.
5. A castração pode evitar as brigas, principalmente se elas forem motivadas por fêmeas.
6. Uso de feromônios comerciais para felinos ajudam muito a manter os gatos mais sociáveis reduzindo o risco de brigas.

Se perceber qualquer sintoma diferente em seu animal, procure o quanto antes um veterinário. Estamos de plantão 24h, 7 dias da semana para atendê-lo!