Barulho de fogos: saiba o que fazer com seu pet

O medo do barulho de fogos normalmente está relacionado a algum trauma que o animal teve quando filhote. Ao escutar um ruído, o animal fica transtornado e muitas vezes este comportamento é reforçado pela família ao colocá-lo no colo. Essa atitude passa mais insegurança ao cão, que relaciona o barulho com perigo.

É muito importante que no momento dos fogos animais medrosos devem ficar em locais onde se sintam seguros e os donos devem redobrar a segurança para que eles não fujam. Cães e gatos devem ter acesso à casa. O tutor deve ficar do lado do animal e agir naturalmente, de forma segura.

O barulho dos fogos pode causar desde um simples tremor até taquicardias severas, desmaios, convulsões, falta de apetite.

Segundo a veterinária Ana Paula Buaitti, o medo do barulho dos fogos pode causar desde um simples tremor até taquicardias severas, desmaios, convulsões, falta de apetite por até dois ou três dias após o evento barulhento e distúrbios de comportamento.

A veterinária orienta que nos dias dos jogos os animais devem ficar em ambientes mais calmos, com pouca iluminação e ao som de uma música relaxante. “A utilização de feromônios próprios para acalmar os cães e gatos são ótimos para auxiliar nesses casos de medo”, orienta Ana Paula.

Em casos que o animal fica desesperado a ponto de se machucar e tentar fugir é necessário utilizar medicamentos prescritos pelo veterinário. “As medicações alopáticas são imediatas, mas só devem ser utilizadas sob orientação médica veterinária, pois causam dependência. Outra coisa que deve ser ressaltada é que se o animal é agitado ou tem pré disposição, o tutor precisa estar do lado, dar carinho e prestar atenção em qualquer mudança de comportamento”, afirmou a veterinária.

Quer agendar um horário para o seu pet?

Entre em contato conosco!

× WhatsApp