Esse é o Benjamim, ele chegou ao nosso serviço de emergência com muita dor devido a uma obstrução uretral. O problema no trato urinário é comum entre os gatos machos, pois eles têm a uretra muito fininha que é facilmente obstruída por cristais, mucos e células mortas. A doença causa muito sofrimento aos bichanos.
Não foi a primeira vez que Benjamim sofreu com esse problema, por isso, depois de passar pelo atendimento emergencial, no qual foi realizado a desobstrução do canal e controle da dor, orientamos a tutora Flaviane Ferreira sobre a necessidade de um procedimento cirúrgico para evitarmos uma nova obstrução. Ela concordou imediatamente e a cirurgia foi um sucesso. Benjamim recebeu alta 24 horas após o procedimento e não sofre mais com o problema.
Fique atento aos sintomas da doença
Assim como Benjamim, vários gatos podem sofrer com a Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos (DTUIF). Os tutores precisam ficar atentos aos sintomas e procurar ajuda o quanto antes.
Os principais sintomas da doença são:
Prevenção
A doença pode ser prevenida com uma dieta balanceada e ração especial para o problema. Controlar o peso do felino também é fundamental, já que os machos obesos têm maior predisposição para a doença.
Outro ponto importante é enriquecer o ambiente onde o gato vive, controlar o estresse do animal, manter a caixa de areia sempre limpa e oferecer bastante água bichano.
Tratamento
A DTUIF é uma emergência e o tratamento imediato é essencial. O primeiro passo é amenizar a dor do animal e desobstruir o canal da uretra. Muitas vezes o pet chega a clínica com infecção e desidratação, que devem ser tratadas o quanto antes.
A cirurgia é necessária quando a obstrução uretral se repete, mesmo após o tratamento ou quando há lesão irreversível da uretra.
Para saber mais sobre a doença, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos para cuidar do seu bichinho!
Quer agendar um horário para o seu pet?
Entre em contato conosco!